Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

 

As origens do 14º Batalhão Logístico remontam ao ano de 1941, com a criação, em 27 de Out, da 7ª Formação de Intendência Regional.   Em 15 de maio de 1946 sofreu uma transformação, passando a denominar-se 7ª Companhia de Intendência.

 

 

Nesta mesma data , é criado o 7º Pelotão de Reparação de Automóvel que, em 16 Fev 50, transforma-se em 7ª Companhia Leve de Manutenção. Nesta fase, as atividades de apoio ao Comando Militar da Amazônia era muito frequentes, particularmente em missões de transporte de suprimento para Belém, daí a ser considerado OM logística pioneira do Norte e do Nordeste.

 


14º B LogO 14º Batalhão Logístico foi criado pela fusão da 7ª Companhia Leve de Manutenção e da 7ª Companhia de Intendência, pelo decreto nº 72.637 de 17 de agosto de 1973 e Portaria Reservada nº 044, de 07 de novembro de 1973. Por razão desta Portaria, a data de aniversário do batalhão passou a ser comemorada em 07 de novembro. Ao ser criado, o 14º B Log tornou-se orgânico da 10ª Bda Inf Mtz, ficando subordinado, provisoriamente, a 7ª RM/7ª DE, até o ano de 1987.

 

Ocupou durante 18 anos as instalações que pertenciam a extinta 7ª Companhia Leve de Manutenção, no bairro da Cabanga. E com a criação do 7º Depósito de Suprimento, transferiu sua sede, em janeiro de 1992, para o aquartelamento que era do antigo Depósito Regional de Material de Intendência.

 


As atividades de apoio desenvolvidas pelo Batalhão estendem-se a 18 Organizações Militares, situadas nos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, subordinadas a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Pioneiro em todo Norte e Nordeste, o 14º B Log , através de anos de existência, vem ocupando um lugar de destaque não só no âmbito militar, como também no seio da sociedade civil. Participou diretamente das Missões de Paz da ONU em Angola (1995) e no Haiti (2006).

Com frequência, as nossas frações participam de atividades complementares, tais como: apoio a população atingida por calamidades públicas, ações cívico-sociais, campanhas de vacinação e programas de combate a epidemias (filariose, raiva, dengue etc.) e apoio a população civil todas as vezes em que for determinado pelos comandos superiores.

 

O Batalhão foi agraciado com a concessão da denominação histórica "Batalhão Diogo Camarão" e respectivo Estandarte, através da Portaria 101, de 27 de fevereiro de 1998, numa justa e reconhecida homenagem ao índio potiguar que se destacou na Insurreição Pernambucana.

registrado em:
Fim do conteúdo da página