Militares são agraciados com Medalhas em solenidade no
14º Batalhão Logístico.


   Em solenidade realizada no dia 19 Mai 11, no futuro auditório Maj Refo FEB ALBERTO LEITE PESSÔA, o Ten Cel Cav VALTIR DE SOUSA, Comandante do 14º Batalhão Logístico, para satisfazer uma vontade do amigo Major PESSÔA, manifestada ainda em vida, procedeu à entrega de medalhas por solicitação da família PESSÔA.

Sra. MARINA PESSÔA (ao centro), esposa do Maj FEB PESSÔA (in memoriam), com o Maj Art ADLER, Cmt 14ª Bia AAAe; e o Ten Cel VALTIR (à esquerda) e a Sra. DANIELA e a Sra. ANA CRISTINA PESSÔA (à direita).


   A atividade contou com a presença da Senhora MARINA DE ARAÚJO PESSÔA e da Senhora ANA CRISTINA DE ARAÚJO PESSÔA, respectivamente esposa e filha do Maj Refo PESSÔA (In Memoriam), que serviu por anos nas instalações do que hoje é o 14 B Log; e de familiares de militares.

Maj ADLER sendo agraciado com a Medalha de Mérito Marechal Castello Branco (ouro).

Ten Cel VALTIR, Sra ANA CRISTINA (filha do Maj PESSÔA) e o Maj ADLER com seu Diploma.


   A Cerimônia teve início com a entoação da "Canção do Expedicionário", pelo pÚblico presente, seguida da entrega ao Maj Art ADLER MOURA, Comandante da 14ª Bateria de Artilharia Antiaérea (14ª Bia AAAe) da "Medalha de Mérito Marechal Castello Branco" (Ouro - Código A03) instituída pela Associação Campineira de Oficiais da Reserva do Exército (R/2) do NÚcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 28º Batalhão de Infantaria Blindado, atual 28º Batalhão de Infantaria Leve, pelos seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados.

A Sra. ANA CRISTINA condecora a 1º Ten Dent ANA, do HMAR, a 3º Sgt Enf TATIANE, do 14º B Log,
e a 3º Sgt AMANDA, do HMAR.


   Na seqüência, foram entregues a "Medalha Aspirante Mega" e a "Medalha Pracinha AntÔnio Vieira", instituídas pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Seção Regional de Pernambuco, na gestão 2005-2007, quando o Major PESSÔA era Presidente daquela associação, a militares do 14º B Log e do Hospital Militar de área do Recife (HMAR) por relevantes serviços prestados à causa da liberdade e pelo apoio à ANVFEB.

Militares, familiares e integrantes da Família PESSÔA prestigiaram a solenidade


Agraciados com a Medalha Aspirante Mega.

Agraciados com a Medalha Pracinha AntÔnio Vieira.


Oficiais e Praças receberam as condecorações do Paraninfo, Ten Cel Cav VALTIR DE SOUSA e da Sra. ANA CRISTINA PESSÔA (no caso do Segmento Feminino). O Comandante recebeu a Medalha Aspirante Mega em 2006 e a Medalha Pracinha AntÔnio Vieira em 2007, em Brasília-DF, quando o Major PESSÔA visitou-o no Ministério da Defesa, por ocasião de encontro de "Pracinhas" na Capital Federal.


   Finalizando o Ten Cel Cav VALTIR fez uso da palavra, dirigindo-se especialmente à Sra. MARINA e à Sra. ANA CRISTINA, enaltecendo a figura de seu Amigo e Mestre, o Maj Refo PESSÔA, que se destacou nos campos de Batalha da Europa, por seus feitos e por seus atos de bravura quando lutou ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a II Guerra Mundial (II GM), em especial por ocasião das investidas das tropas brasileiras para a Tomada de Monte Castelo, ocasião na qual o Herói foi ferido em combate.

   O Major PESSÔA serviu por anos nas instalações atuais do Batalhão. Por esse fato e por seus méritos, será homenageado com o seu nome sendo dado ao auditório onde ocorreu a cerimÔnia.

   A parede ao fundo da imagem a seguir (na qual se vê um quadro do DUQUE DE CAXIAS) conterá, brevemente, extenso acervo de diplomas, de medalhas, de uniforme e de outras peças históricas pertencentes ao Herói de Monte Castelo, doadas pela Família PESSÔA.

   A data da inauguração ainda não foi marcada, em razão do tempo necessário para receber o acervo histórico, catalogá-lo e mantê-lo em segurança. Além das peças citadas, a parede conterá um quadro de medalhas do marido da DONA MARINA e ali serão posicionados dois quadros (um do busto e outro de reunião do Major PESSÔA com o Marechal HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO), um manequim contendo uma farda e a boina usadas por ele e um estandarte da FEB, dentre outros itens.

Ten Cel VALTIR, ao centro, discursa em homenagem ao Maj PESSÔA.


   O "Batalhão Diogo Camarão" agradece a presença da Sra MARINA e da Sra ANA CRISTINA, rogando a Deus, o Senhor dos Exércitos, o Grande Arquiteto do Universo, que as abençoe!

   Os Militares agraciados, do 14º B Log e do HMAR, foram os seguintes:


Medalha Aspirante Mega (Código A37)


Maj Eng GIOVANNI CÉSAR PEREIRA DE LIMA14º B Log
Maj Int NIVALDO LUIZ VIANA FARIAS14º B Log
Cap Int EDSON MURILO MENDES DE ALMEIDA14º B Log
Cap Int RICARDO DE LIMA BARBOSA14º B Log
Cap Cav GLAUCO LUIZ BATISTA VALADãO14º B Log
1º Ten Dent ANA CRISTINA AMORIM S. DE ALBUQUERQUEHMAR
2º Ten Int FILIPE CARNEIRO LOURENÇO14º B Log
2º Ten QMB ARNALDO GOMES DE FARIAS JÚNIOR14º B Log
2º Ten QAO MARIO CÉSAR SARAIVA DE JESUS14º B Log
S Ten Sau BARTOLO ARECO14º B Log
S Ten QMB DIOMÉDIO SILVA SANTOS14º B Log
S Ten QMB RONALDO SOUZA ROMANO14º B Log
S Ten QMB EVERALDO RABELO DOS SANTOS14º B Log
S Ten QMB JORGE BANACZEK14º B Log
S Ten QMB UNHANDEIJARA DA NÓBREGA BORGES14º B Log
1º Sgt QMB DINEI DO NASCIMENTO14º B Log
1º Sgt QMB JOSÉ EUDIMAR DOS SANTOS AGUIAR14º B Log
1º Sgt QMB RAIMUNDO LUCIMAR DE OLIVEIRA MOURA14º B Log
1º Sgt Com SÉRGIO LUIZ MARTINS DOS SANTOS14º B Log
1º Sgt QMB FRANCISCO DE ASSIS SILVA DE SOUSA14º B Log
2º Sgt Sau MARCOS FERNANDES DA SILVA14º B Log
3º Sgt QE EDMILSON PEREIRA DA SILVA14º B Log
3º Sgt QE MARCELO JOSé DE SANTANA14º B Log
3º Sgt QE JOSUEL FRANCISCO DA SILVA14º B Log

Medalha Pracinha AntÔnio Vieira (Código B77)


3º Sgt Sau CLAÚDIA TATIANE DA SILVA GÖTZ14º B Log
3º Sgt Sau EDUARDO GUSTAVO GONçALVES FERREIRAHMAR
3º Sgt Sau AMANDA KARLA DUTRAHMAR
Cb 10-55 ROBSON JOSÉ DOS SANTOS14º B Log
Sd 10-55 ALDEMIR JOSE BRITO DA SILVA14º B Log