Ex Cmt do 14º B Log ajuda a pôr em evidência a Logística
na Operação Amazônia II

   O Cel QMB MARCO ANTÔNIO DE FREITAS COUTINHO, Comandante do 14º Batalhão Logístico (14º B Log), "Batalhão Diogo Camarão", de 2006 a 2007, atualmente servindo na Subchefia de Logística Operacional, da Chefia de Preparo e Emprego, do Ministério da Defesa (MD), é um entusiasta das Operações Logísticas.

Cel QMB COUTINHO discute doutrina com os logísticos do Exército, integrantes de um grupo de trabalho, na Ba Log Cj A, que são: Cel QMB MEDINA, do COLOG, de Brasília-DF; Maj Eng REIS, da Base de Apoio Logístico do Exército, do RJ-RJ, Maj Int NIVALDO, do 14º B Log, de Recife-PE; Maj QMB REFLANDRES, da Ba Log de Tefé-AM; e Ten Cel Cav VALTIR, Cmt 14º B Log.

Ten Cel COUTINHO desfila em Recife-PE, no Sete de Setembro de 2006.

Ten Cel COUTINHO comanda desfile motorizado, em Recife-PE, em 2007.

   Foi um dos grandes responsáveis pela inserção dos planejamentos das atividades de um Comando Logístico de Teatro de Operações (CLTO) na "Operação Amazônia II".

Cel QMB COUTINHO, do MD, ex-Cmt 14º B Log, mostra a militares das três Forças como funciona o Sistema de Informações de Gerenciamento de Abastecimento (Singra), e o Sisbordo, da Marinha, um sistema de controle de estoque similar ao Simatex, do Exército, que foi usado na Operação Amazônia II

   Ao chegar ao MD, em 2010, tomou conhecimento das determinações do Exmo. Sr Gen Exército JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA, naquela ocasião Chefe do Estado-Maior de Defesa (Ch EMD), divulgadas num seminário sobre simulação de processos, realizado no Ministério em 2009.

   Essas determinações visavam a valorizar o Comando e Controle e a Logística nas operações e se coadunavam com as idéias que o Cel COUTINHO defendeu ao longo de toda sua carreira. Desde então, tem procurado divulgar a importância da Logística, juntamente com outros entusiastas de dentro e de fora do MD, passando da teoria à prática nesse mister.

   Nos Últimos dois anos, tem feito gestões junto às autoridades do MD e do Comando das Forças e, graças ao seu concurso e ao concurso de outros profissionais, em todas as operações do MD têm sido incluídos os trabalhos de um CLTO e de outras estruturas organizacionais, que passam a ser testadas em conjunto por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) e que, quando aprovadas, passam a compor a doutrina conjunta.

   É um dos responsáveis pela confecção da "Doutrina de Operações Conjuntas - 1º, 2º e 3º Volumes - MD30-M-01" (1a Edição/2011), ainda em caráter experimental, juntamente com outros especialistas da Marinha, do Exército e Força Aérea.

   O antigo Comandante do 14º B Log é um dos militares que defende a utilização do conceito de organização por tarefas assimilado da Marinha do Brasil, para que os Grupos Tarefa Logísticos (GT Log), de composição flexível; e as Organizações Militares Logísticas Subordinadas (OMLS) cumpram suas missões logísticas em prol do CLTO.

Cel COUTINHO toma conhecimento de medidas administrativas do CLTO.

Cel COUTINHO conduz reunião na 16ª Bda Inf Mtz, durante reconhecimento.


   O atual Comandante, os Oficiais e os Praças do 14º B Log cumprimentam seu antigo Comandante, por defender e por divulgar as atividades logísticas no Ministério da Defesa e em outros pontos da Federação, formulando-lhe votos de êxitos em sua carreira e na vida pessoal. Que Deus, o Senhor dos Exércitos, o Grande Arquiteto do Universo o abençoe e à sua Família!